sexta-feira, 13 de junho de 2014

Programa de domingo - Mauerpark

MAUERPARK

Segundo o famoso blog "simplesmente Berlim"...
"O Mauerpark é um parque que se localiza no bairro de Prenzlauer Berg e o parque tem este nome por causa (adivinhem) do Muro de Berlim, é claro! O que hoje é um parque era terra de ninguém na época em que o muro existia. A área fazia parte da “faixa da morte”, ou seja, a faixa de terra entre os dois muros e que tinha obstáculos, torres de observação e constante patrulhamento de guardas da Alemanha Oriental (para entender melhor como o muro era de fato, de uma olha vídeo que mostra bem como funcionava).


Abaixo você pode ver uma foto área do Mauerpark e nesta imagem está marcado por onde o muro corria na época em que ele existia. A linha azul marca o que era chamado de “muro interno” e que dava para o lado oriental (à direita), a linha vermelha marca o muro que dava para o lado ocidental (à esquerda). A faixa no meio era a “faixa da morte” e que hoje é o Mauerpark.
Durante a semana é relativamente tranquilo no Mauerpark, mas no final de semana fica lotado. O ponto alto é aos domingos quando acontece um dos mais famosos mercado de pulgas de Berlim. E durante o verão tem ainda um karaokê à partir das 15:00hs, que já se tornou famoso também. O irlandês Joe Hatchiban leva a sua bicicleta com caixa de som e microfone até o anfiteatro e quem quiser (e tiver coragem) é só se dirigir até o palco e cantar uma música.
O Mauerpark não é necessariamente um parque bonito, mas é descolado, alternativo, tem uma atmosfera legal, com muita gente jovem e criativa também. Quem estiver em um domingo em Berlim não pode deixar de dar uma passadinha por lá. Pode combinar ainda com um passeio ao Memorial do Muro de Berlim da Bernauer Strasse, que fica a poucos quarteirões do parque." http://simplesmenteberlim.com/mauerpark-parque-do-muro/
Nós fomos no Karaokê em Julho/2013 para apoiar nossa amiga Di a cantar. Ela arrasou! Primeiro pela coragem pra soltar a voz na frente de tanta gente, segundo porque ela é fera mesmo!!! Foi muito bom!!! Nos arredores podemos ver muitos artistas dando shows diversos...
 
Interessante também que depois que o muro caiu em 1989, a faixa da morte foi designada como espaço público para os moradores da cidade. Com uma boa contribuição monetária da empresa Allianz, o parque foi construído na parte oriental da estação antiga de trem Nordbahnhof. A parte ocidental em 2004 se transformou no que é hoje o Mercado de Pulgas (Flohmarkt), muita gente compra bikes usadas, roupas e algumas "tralhas" lá.

Na área do parque há dois estádios. O Friedrich Ludwig Jahn Sportpark que é um campo de futebol americano, sede do Berlin Adler ("águia").

Max Schmeling Halle é sede do time de handball Berin Fuchse ("raposas")

Nenhum comentário:

Postar um comentário